Sistema de Gestão da Qualidade: O que é e como otimizar.

Cada vez mais os empreendimentos investem em um Sistema de Gestão de Qualidade, pois atualmente, a qualidade é o princípio…
Sistema de Gestão da Qualidade
Imagem: Freepik

Cada vez mais os empreendimentos investem em um Sistema de Gestão de Qualidade, pois atualmente, a qualidade é o princípio que norteia o mercado, por determinar o crescimento de uma empresa.

Muito mais do que simplesmente fixar preços baratos sobre um produto ou serviço, é mais importante manter a qualidade e conquistar o cliente pela excelência.

A melhoria dos processos da empresa, que deve passar por todos os setores, é a causa principal para o crescimento acelerado de um negócio.

Não importa o nicho de mercado, isto é, a espécie de produto ou serviço oferecido, uma empresa deve sempre prezar pela qualidade.

Quando uma empresa implanta um Sistema de Gestão de Qualidade, o seu crescimento torna-se uma questão de tempo.

O que ocorre é que a empresa que investe em sua própria melhoria sente as mudanças não apenas nos processos internos. Os efeitos atingem sua imagem perante o mercado.

Então, uma atitude tomada no contexto das atividades internas provoca uma transformação tão grande que a marca da empresa passa a ser um sinônimo de autoridade e qualidade.

Os clientes buscam por marcas que estejam ligadas a essas virtudes, pois buscam por uma relação de consumo confiável e valorosa.

A experiência do cliente é o que mais conta, e esta começa desde o momento em que descobre a marca até depois da venda.

Veja a seguir em detalhes o que é um Sistema de Gestão de Qualidade e dicas para trazer essa melhora para a sua empresa.

O que é um Sistema de Gestão da Qualidade?

O Sistema de Gestão de Qualidade, como o nome sugere, é um conjunto de normas e ferramentas de gerenciamento, que devem ser integradas em um sistema para que a empresa atinja um padrão desejado de qualidade.

De forma a criar um padrão de normas de qualidade para as empresas em todo mundo, foi criada a ISO (International Organization for Standardization), uma organização internacional para normalização ou padronização.

Essa instituição, por sua vez, desenvolve sistemas de normas para padronizar as instituições.

No caso da entidade empresarial, a ISO criou o ISO 9001, que é o certificado para empresas que se conformam ao seu alto padrão de qualidade.

Ter uma certificação da ISO 9001 traz autoridade e credibilidade automáticas para uma empresa e sua marca respectiva.

Logo, é importante para qualquer empreendimento fazer uso do Sistema de Gestão de Qualidade.

Uma forma de começar no Sistema de Gestão de Qualidade é escolher cuidadosamente com quem a empresa deve trabalhar; quem serão seus parceiros comerciais.

Por isso é necessário fazer uma seleção de fornecedores.

Mas para chegar nesta etapa, primeiro é preciso contar com um excelente catálogo de fornecedores.

Uma boa pesquisa envolve conhecer o fornecedor por localidade, segmento, situação da empresa e outros fatores que determinam a sua confiabilidade para os negócios.

No fim de tudo, é importante buscar por fornecedores que proporcionem negócios duradouros e estáveis para a sua empresa.

Já no que diz respeito ao Sistema de Qualidade de Gestão acerca da empresa em si, existe uma série de fatores que devem ser identificados e melhorados.

Como melhorar a qualidade da sua Gestão

De fato, o entendimento comum diz que para implantar um Sistema de Qualidade de Gestão, uma empresa precisa enfrentar um longo período de intensa burocracia.

Os processos burocráticos são uma realidade, mas devem ser encarados como uma decorrência da qualidade de gestão, não do seu objetivo.

Se a sua empresa busca implementar um Sistema de Qualidade de Gestão, a prioridade é a melhora de todos os processos.

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Identificação dos processos

A identificação dos processos é uma atividade que envolve parar e observar.

Claro que as atividades em si não devem ter pausa, mas é preciso ter uma pessoa ou uma equipe de pessoas encarregada de fazer esse serviço.

É prestar atenção nos processos da empresa, em cada setor e na forma como estes se integram, de modo a identificar gargalos.

Os gargalos são, em uma definição simples, os “pontos fracos” de uma empresa. O cotidiano movimentado das ações empresariais pode se tornar uma verdadeira cortina de fumaça, que impede a identificação correta dos pontos fortes e fracos.

Por isso é necessário um esforço ativo nesse ato de observação e catalogação dos processos.

Uma abordagem de processos diz respeito a identificar os pontos onde há mais lucros e onde há mais prejuízos.

Já a abordagem sistêmica da gestão identifica como os processos que geram prejuízos ou lucros estão conectados.

A lógica é fazer uma avaliação individual e integrada dos processos.

Priorização dos processos

A priorização dos processos, por sua vez, é uma decorrência da identificação.

É impossível dar prioridade a um ou outro processo sem conhecer as características e funcionamento de cada um a fundo.

Uma vez identificado processo mais débil, é neste que a empresa deve concentrar seus esforços para que o crescimento rumo ao padrão desejado seja equilibrado.

Assim, é possível garantir um Sistema de Gestão de Qualidade harmônico, simétrico entre setores. 

Ouça mais

Tanto identificar quanto priorizar processos devem ser realizados sobre uma base firme: a comunicação.

Ouvir os membros da equipe é essencial para ter a visão deles acerca do negócio, do serviço diário, de suas expectativas enquanto funcionários e até mesmo a imagem da empresa no mercado. 

De conversas com funcionários podem surgir grandes ideias para o seu Sistema de Gestão de Qualidade. Ademais, vale ressaltar que ouvir a equipe é o primeiro passo para torná-la engajada.

Uma equipe engajada de verdade se enxerga como parte da empresa, não meramente um funcionário que recebe um salário.

Assim, você terá um genuíno time de pessoas que desejam o crescimento da empresa.

Ao invés de empregados, na prática, sua empresa contará com uma equipe de colaboradores, que entregam valor porque se sentem valorizados.

Esse fator é poderoso na implementação do Sistema de Gestão de Qualidade e futuro adequação nas normas da ISO 9001, que é o ápice de qualidade que sua empresa pode alcançar.

Treine sua equipe

Por óbvio, a motivação da equipe é um fator, mas existe o outro lado que é o treinamento dos colaboradores da empresa.

Por mais animados que estejam e por maior que seja sua vontade de trabalhar, de nada adianta se eles não estiverem devidamente treinados.

Não são apenas as ferramentas e os processos que devem ser aprimorados em um Sistema de Gestão de Qualidade, mas também as pessoas.

O treinamento deve ser voltado para a otimização do serviço, de forma que os funcionários se tornem especialistas em suas respectivas áreas e estejam sempre voltados para a experiência do cliente.

Todo o esforço de capacitação de equipe deve ter o cliente como alvo principal. 

Do processo de produção ou compra de mercadorias até o momento do marketing, das vendas e do pós-vendas: a empresa deve trabalhar para estar ao lado do cliente.

Quando uma empresa foca todo o seu Sistema de Gestão de Qualidade na ponta oposta da relação, isto é, o consumidor, todas as suas atividades serão orientadas nessa direção.

Desde a identificação de processos até a capacitação dos funcionários, tudo gravita em torno da qualidade em nome da experiência e relacionamento com os clientes. 

Se a sua empresa seguir esse caminho, o crescimento e o padrão de qualidade serão apenas consequência.