Como fazer minha empresa aparecer em primeiro no Google?

O Google é, sem dúvida o maior buscador de conteúdo da web. Estima-se que esse site é responsável por 61% do tráfego online de conteúdos só nos smartphones. Com efeito, esse dado deixa clara a necessidade de aparecer em primeiro no Google como forma de captar clientes.

Para empresas virtuais, aparecer em primeiro lugar no Google é como ter uma vitrine na rua mais movimentada da cidade. Todos os dias, muitas pessoas poderão ter contato com sua marca. Assim, poderão comprar os produtos expostos ou recomendar a amigos.

Ranquear no Google não é difícil. No entanto, exige um trabalho muito comprometido e constantes. Desse modo, neste artigo, apresentaremos estratégias que farão sua empresa ou negócio conquistar o pódio das pesquisas do Google. Leia o texto com muita atenção.

Como fazer minha empresa aparecer em primeiro no Google? Confira 3 dicas!

O Google é a ferramenta de busca mais utilizada da internet em todo o mundo. Através dela, é possível encontrar todo tipo de conteúdo. A revolução proporcionada por esse tipo de buscador transformou a grande rede de computadores em um terreno fértil para negócios.

Desse modo, assim como os negócios físicos utilizam estratégias específicas para atrair clientes, o meio virtual também requer ferramentas próprias. Isso significa dizer que não basta criar um site e redes sociais para sua loja. É necessário emergir seu negócio local no mundo digital.

Assim, uma das estratégias para criar um negócio virtual efetivo é fazer esse aparecer em primeiro no Google. Isso garantirá que possíveis clientes cheguem até seu site ou redes sociais através de uma simples busca na internet.

Destarte, separamos as principais estratégias para que sua marca seja facilmente encontrada pelo público. Leia este artigo com atenção e comece a colocá-las em prática ainda hoje. Assim, poderá colher muitos resultados a longo prazo.

1.Entregue conteúdo de valor

Todo sucesso de ranqueamento no Google só foi possível pela criação de uma estratégia bem articulada aliada ao trabalho duro. Desse modo, a caminhada até o topo das páginas de busca começa pela criação de conteúdo de qualidade.

Nenhuma estratégia que você encontrará neste artigo ou em outros deste site funcionará se o seu conteúdo não agrega valor. Por isso, antes de tudo, você deve organizar as suas ideias, pensamentos e conhecimentos e criar uma linha editorial bem desenhada.

Escreva ou produza vídeos sobre assuntos que você gostaria de ter conhecido quando estava começando a carreira. Utilize sua visão e experiência para provocar sensações no seu público. Isso gerará uma atração natural do público para a sua marca.

Assim, quando você estiver com esse “dever de casa” pronto, as demais estratégias serão apenas um suporte. Essas garantirão que o seu conteúdo de alta qualidade chegue ainda mais longe e alcance mais pessoas.

Com efeito, o Google elege critérios para definir quais sites aparecerão na primeira página dos resultados de busca. A importância de estar nessa posição concentra-se no fato de que os usuários da plataforma raramente estendem sua busca às demais páginas.

Dessa forma, se o seu site não é bem ranqueado pelo Google, poucos clientes irão encontrá-lo. Assim, em analogia aos negócios físicos, seria como abrir um estabelecimento em uma região pouquíssimo movimentada de uma cidade. Para ser visto na internet, porém existem estratégias de eficácia comprovada.

Por sinal, o link building é uma das estratégias mais utilizadas por especialistas de SEO para aumentar o tráfego orgânico nos sites dos seus clientes.

Essa estratégia consiste em receber links de outros sites que conduzem o leitor para a sua página. Para tornar esse conceito mais didático, imagine que você está desenvolvendo uma marca para vender canetas coloridas on-line.

Para atrair público qualificado, você estabelece uma parceria com um site que vende cadernos personalizados. Imagine que essa marca tem um blogue e escreveu uma matéria com o título “dicas de matérias escolares”. No fim do texto, eles inseriram um link para que os leitores cliquem e conheçam o seu site de canetas.

Uma vez que o seu site foi referenciado por outra página, o Google entende que o seu conteúdo tem qualidade. Portanto, isso contribui para a sua posição no ranking de resultados. Quanto mais links de citação, mais o Google entenderá seu conteúdo como de qualidade.

Essa estratégia pode fazer sua empresa aparecer em primeiro lugar no Google. No entanto, os motores de buscas “punem” que tenta usá-la à exaustão. Por isso, faça parcerias apenas com sites que estão dentro do seu nicho e que tenham uma relevância maior ou igual a da sua marca.

3.Cadastre sua empresa física no Google Maps

As novas ferramentas adicionadas ao Google Maps tornaram esse dispositivo muito útil para os negócios. Além de facilitar a busca local dos clientes por negócios, é um atalho para aparecer em primeiro lugar no Google.

Isso se dá, pois, o Google Maps apresenta uma lista de empresas que se encaixam na busca do usuário. Por exemplo, se você pesquisar no Google “agências de marketing em São Paulo”, a ferramenta mostrará um ranking de negócios relacionados à busca na localização indicada.

Assim, os clientes que estão buscando por um atendimento presencial poderão encontrar seu empreendimento com muita facilidade. Essa não é, porém, a única vantagem de cadastrar seu negócio nessa ferramenta. Com efeito, a empresa pode apresentar informações importantes sobre o negócio.

O empreendedor pode apresentar ao público dados como horário de funcionamento, fotos do estabelecimento e avaliação dos clientes. Há ainda um espaço para que os usuários deixem comentários sobre sua experiência com o negócio.

A ferramenta é vantajosa para empresas que prestam serviços presenciais ou são lojas físicas. Nesse caso, pode servir como uma estratégia auxiliar para conquistar clientes na internet. Se sua empresa física ainda não está cadastrada nessa ferramenta, considere fazer isso hoje mesmo.

Essas foram apenas algumas dicas que podem contribuir para que a sua empresa apareça nas primeiras posições do Google.

No entanto, existem muitas outras que você pode conhecer e aplicar no seu site, contando com o apoio de uma agência de SEO.