Marketing de conteúdo: quantidade x qualidade

O marketing de conteúdo é uma das novidades mais quentes do mercado, já que tem se mostrado como o método mais vantajoso para a conquista de público.

Mas, tamanha fama não é sinônimo de sucesso, já que apenas esse ponto não garante que a estratégia vá trazer resultados.

Para isso, é importante se atentar a algumas questões, principalmente ao tipo de conteúdo que está sendo apresentado.

Com foco neste assunto, no artigo de hoje discutiremos sobre a produção do conteúdo, mostrando como fazer algo realmente eficiente.

Então, para saber mais sobre o assunto e arrasar no marketing de conteúdo, não deixe de conferir até o final!

Como funciona o marketing de conteúdo?

Caso você ainda não conheça o marketing de conteúdo, não se preocupe, já que esta é uma novidade do mercado, que vem crescendo bastante.

Mas, ainda assim é importante que você comece a se atualizar, já que este método tem trazido bastante resultado para quem investe no ramo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que funciona por meio da influência, no qual uma pessoa/empresa cria vínculo com o seu público por meio de mídias.

Para entender melhor, basta pensarmos nas redes sociais, onde existem diversos influenciadores, que constroem suas carreiras com base na fidelidade e interação de seu público.

No marketing de conteúdo o intuito é criar uma relação de interação e confiança, pela qual a marca consegue obter relevância no mercado, e assim vender suas ideias ou produtos.

Mas, para que isso realmente funcione não basta apenas um vídeo ou texto, sendo fundamental investir em abordagens frequentes e íntimas com o seu público.

Vale mais a pena investir em qualidade ou quantidade de conteúdo?

A esta altura você já deve ter percebido que o foco principal do marketing de conteúdo é sempre conseguir a atenção e interação do público.

Mas, apenas com essa informação muitas pessoas acabam ficando confusa, e acabam investindo em métodos negativos para produzir conteúdos.

Dentre as dúvidas, existe sempre um questionamento a respeito de quantidade e qualidade, afinal de contas é melhor investir em bons conteúdos, ou em conteúdos mais frequentes, mas que perdem em qualidade?

A verdade é que não existe uma resposta específica para essa pergunta, já que tanto a qualidade quanto a quantidade são importantes para o crescimento de um negócio.

De nada adianta você produzir bons conteúdos, se estes são postados 1 vez por semana, o que não permitirá a criação de um vínculo com o público?

O mesmo vale para conteúdos diários, que perdem em qualidade, e assim acabam arruinando sua confiança com seu público.

Por isso, devemos ter em mente que o marketing de conteúdo requer conteúdos constantes, mas que tenham a qualidade como prioridade.

Você não precisa postar 3 conteúdos por dia, já que apenas 1 já é suficiente para engajar seu público, desde que este seja bem feito.

Sendo assim, sempre que tiver essa dúvida, pense que é fundamental que haja um equilíbrio, a fim de possa ser produzido um conteúdo relevante e realmente útil!

Dicas para ter sucesso nessa área

No tópico anterior vimos que a construção de uma boa estratégia de marketing de conteúdo requer muita atenção, já que não é todo tipo de conteúdo que traz resultados.

Mas, além disso, existem algumas dicas que podem ajudar quem pretende investir na área, sem correr o risco de cair em armadilhas criadas por vícios do mercado.

Por isso, nos tópicos a seguir apresentaremos 3 dicas fundamentais para quem deseja ingressar nesse ramo com maiores chances de sucesso.

Então, se você deseja aproveitar do melhor do marketing de conteúdo, basta continuar com a sua leitura, não se esquecendo de colocar as dicas em prática!

Vale lembrar que os cursos online com certificado são uma excelente alternativa para aprender mais sobre o tema, então não deixe de apostar nessa ideia!

1. Preste atenção em seu público

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas acabam cometendo equívocos no marketing de conteúdo apenas por não prestarem atenção ao seu público.

Este é um ponto fundamental, especialmente se pararmos para pensar que o conteúdo não tem nenhuma serventia, caso não atraia o foco do público.

Isso significa que toda estratégia que você pretenda seguir deve ser especialmente pensada para quem te acompanha, levando em consideração o que estas pessoas intencionam ver.

De nada adianta você produzir um conteúdo apenas porque está em alta, se os seus seguidores não são adeptos a esse tipo de assunto, e acabarão não acompanhando.

Isso pode até mesmo te gerar prejuízos, já que a fidelidade se dá através da identificação, e esta exige um conteúdo bem pensado e planejado.

Por isso, ao trabalhar com o marketing de conteúdo preste muita atenção ao seu público!

2. Inove todos os dias 

O marketing é uma área que deve estar sempre inovando, e quando se trata de conteúdo este é um ponto ainda mais importante.

Certamente você já deve ter passado pela situação de estar assistindo um vídeo no YouTube e dentre os anúncios encontrar alguns muito parecidos, que usam praticamente a mesma abordagem.

Isso gera cansaço e desinteresse, já que a pessoa que viu alguém falar sobre uma oportunidade de ganhar dinheiro com a bolsa de valores, não vai querer ver mais 3 anúncios sobre o tema.

Por isso, inove sempre, pensando sempre em produzir conteúdos únicos, que atraiam a atenção do público justamente por fugir do óbvio.

Uma ótima forma de inovar o seu marketing de conteúdo hoje em dia é usando o TikTok. A plataforma chegou para ficar e está entregando muito organicamente.

Existem muitas dicas para ganhar seguidores no TikTok e vale pena aproveitar enquanto a competição ainda não está por lá.

3. Tenha o profissionalismo como prioridade

Por fim, não poderíamos nos esquecer do profissionalismo, já que o marketing de conteúdo requer muito rigor de quem atua na área.

A própria produção do conteúdo requer seriedade e comprometimento, assim como você deve manter suas publicações regulares, a fim de engajar seu público.

Além disso, evite publicações que trazem inverdades ou polêmicas, pois isso acaba afastando a confiança de seu público.

De todo modo, atualmente existem muitos cursos online do gênero que podem te ajudar na parte da qualificação.

Então, agora que sabe qual o melhor caminho a seguir, não deixe de acompanhar as dicas e colocá-las em prática para produzir um marketing de conteúdo realmente vantajoso e lucrativo para o seu negócio!